O que a Bíblia diz sobre cremação?
O que a Bíblia diz sobre cremação?

O que a Bíblia diz sobre cremação?

Em primeiro lugar, é necessário saber mais a respeito dos nossos mortos. Não digo somente a respeito da vida que eles levaram, mas principalmente quanto ao direito a ressurreição, salvação e a Vida Eterna com o Senhor. Paulo diz em 1 Ts 4:13-18 que se observarmos atentamente o ensinamento do Evangelho de Cristo, não há motivo para tristezas, porque tais tristezas são oriundas de dúvidas a respeito da fé.

Cremação

Cremar é incinerar o cadáver até se reduzir a cacos de ossos e/ou cinzas. Na antiguidade, os corpos dos combatentes mortos em batalhas eram cremados para que pelo menos os seus ossos pudessem ser repatriados.

“Todos os homens valentes se levantaram, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram. Tomaram-lhes os ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.” (2 Sm 31:12-13)

“Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.” (Js 7:25 a morte de Acã)

 

Embora haja uma ideia judaica no A.T. de que a cremação é um castigo às pessoas que praticaram o mal na sua jornada pelo mundo, o N.T. nada menciona a respeito dessa prática, limitando apenas a dizer que os que dormem em Cristo ressuscitarão.

 

 

Etimologia

Cemitério: do Latim “coemeterium”; ou do Grego “koimeterion” que significa: dormitório; local de repouso.

Os cristãos podem ser cremados?

Sim, porque a cremação apenas apressa o processo de decomposição do corpo. Do ponto de vista bíblico, a cremação não traz nenhuma dificuldade na ressurreição que está para acontecer, quando o nosso Rei, JESUS Cristo voltar:

 

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Co 15:52)

Lembremos que o corpo nada mais é do que pó, e ao pó voltará ao morrer:

“[…] Todos procedem do pó e ao pó tornarão.” (Ec 3:20)

 

Não se deve achar que os corpos cremados sofrerão algum tipo de rejeição no dia da ressurreição; pois, se a cremação fosse antibíblico, que diríamos a respeito de mártires cristãos mortos de maneira cruel que tiveram os seus corpos dilacerados por feras, ou queimados em fornalhas (Hb 11:33-38)?

O corpo cremado ou sepultado, enterrado ou perdido – nada impedirá a prometida ressurreição (Ap 20:13) dos que amaram o Senhor JESUS, pois todos os crentes voltarão à vida, e desta vez, à Vida Eterna.

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão” (Jo 5:28)