O nosso Deus tem nome; e o Seu nome não é Deus, nem Senhor, Pai ou Altíssimo (pois todos esses são títulos), embora assim fosse invocado por muitos homens desde os tempos bíblicos.

 

Você conhece alguém que tenha como nome Papai, Vovô ou Titio no registro? Creio que não; e que mesmo chamados assim, cada um desses têm nome. Ora, até parece que estou falando ao nível de criancinhas, porém é exatamente essa a dificuldade que vejo em muitas pessoas ao falarmos do nome de Deus.

O conhecimento do nome de Deus é assunto de suma importância que direciona o homem à salvação.

“Por isso, o meu povo saberá o meu nome; portanto, naquele dia, saberá que sou eu quem fala: Eis-me aqui.” (Is 52:6)

 

Para conhecermos o nome de Deus, precisamos, em primeiro lugar, identificá-Lo. Então, quem é chamado de Deus na Bíblia Sagrada?

Na verdade, são citados na Bíblia vários deuses com “d” minúsculo para diferenciar de Deus – o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (cf. Is 9:6). Assim, existem vários que são chamados deuses, porém não os são, e há um só verdadeiro: sim, só Ele é o único Deus, como está escrito:

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” (Dt 6:4)

 

Segundo o dicionário, o termo único significa: só; sozinho; sem outro igual; uma unidade; sem precedentes; muito superior aos outros; exclusivo; superior.

Foi Ele que criou o mundo e tudo que nele há, conforme o livro de Isaías:

“[…] Eu sou o SENHOR, que te faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra” (Is 44:24)

 

A Bíblia é bastante clara quando nos relata a existência de UM ÚNICO DEUS, e chega a dizer que até os demônios sabem que Deus é UM SÓ (cf. Tg 2:19).

 

“A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele” (Dt 4:35)

 

“Por isso hoje saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.” (Dt 4:39)

 

“Vede agora que eu sou, eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não quem possa livrar alguém da minha mão.” (Dt 32:39)

 

“Portanto grandíssimo és, ó SENHOR Deus, por que não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.” (2Sm 7:22)

 

“Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmo temos ouvido.”  (1Cr 17:20)

 

“[…] Para que o saibais, a me creiais, e me entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.”
( Is 43:10-11)

 

“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, além de mim não há Deus.” (Is 44:6)

 

“Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.” (Is 44:8)

 

“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim.” (Is 46:9)

 

Quem é este único Deus? O SENHOR nosso Deus que é único, tem nome:

J   E   S   U   S

 

Observe os seguintes itens:
  • João, o discípulo que sempre estava ao lado de Jesus, afirmou a respeito do Mestre:

“[…] Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1Jo 5:20)

 

  • O incrédulo Tomé, quando lhe abriu o entendimento, disse a Jesus:

“[…] Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20:28)

 

  • Paulo que foi um outro apóstolo incrédulo e perseguidor da igreja, depois de ter algo como escamas que cobriam os seus olhos removido (cf. At 9:18) escreveu:

 

“Deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!” (Rm 9:5)

 

  • Paulo escreveu também a Tito dando este grande testemunho e ensinamento:

“[…] Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.” (Tt 2:13)

 

  • Pedro também afirmou:

“Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” (2Pe 1:1)

 

  • No livro que consta grandes revelações que é Apocalipse, foi revelado a todos: Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso (cf. Ap 1:8)

 

Jesus Cristo é o mesmo Senhor que se apresenta como Único Deus no Livro de Isaías (Ap 22:13 comparar com Is 44:6). Portanto, adoremos e sirvamos só a Ele: JESUS CRISTO. Amém!