O ministério de João Batista

Filho do sacerdote Zacarias e de sua esposa Isabel, João Batista é o homem de quem Isaías profetizou há cerca de 750 anos antes. Jo 1:8 declara explicitamente que João Batista não era o Cristo, mas veio para dar testemunho a respeito do verdadeiro Cristo:

“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que vinda ao mundo, ilumina a todo homem. “ (Jo 1:8-9)

 

Quando foi indagado pelos judeus a seu próprio respeito, João respondeu:

“Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” (Jo 1:23)

 

O ministério de João Batista

João foi enviado por Deus para declarar ao mundo que o Senhor JESUS Cristo é Deus Criador anunciado nas antigas profecias. Confira a missão daquele que seria séculos mais tarde, a Voz do que clama no deserto:

a) Is 40:3 – “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Ao abrirmos o N.T., perguntamos: Para quem João preparou o caminho? A resposta não pode ser outra senão a JESUS Cristo.

 

b) Is 40:5 – “A glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do SENHOR o disse.”

A Voz do que clama no deserto deveria se levantar e erguer fortemente a voz dizendo a Judá: “Eis aí está o vosso Deus!”. Mateus confirmou o cumprimento da profecia de Isaías e registrou: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia”. Jo 1:29 também confirma a profecia de Isaías dizendo: “É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.” 

 

c) Um anjo do SENHOR apareceu a Zacarias e disse a respeito do seu filho: “E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.” (Lc 1:16-17). De fato, João Batista, no seu ministério, converteu muitas pessoas a JESUS Cristo como está escrito em:

  • Mt 3:8 – “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”;
  • Mc 1:5 – “Saíam a ter com ele toda a província de Judeia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.”;
  • Lc 3:18 – “Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo”;
  • Jo 1:35-37 – “No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.”

d) Is 25:9 – “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a que aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Novamente nos  perguntamos: A quem esperamos, e quem nos salvará? João responde: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo 1:36)