A expressão Alfa e Ômega se deriva da primeira e da última letras do alfabeto grego “Α” e “Ω”. Hebreus, gregos e romanos usavam as letras de seus alfabetos como numerais, o que explica queAlfa e Ômega também representavamPrimeiro e Último. No entanto, a expressão bíblica Alfa e Ômega não significa literalmente o primeiro e último excluindo o “meio”, mas o “todo”, do “começo ao fim”, no sentido de “eterno” como vemos em Rm 11:36:
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” 

 

 
A expressão “Α e Ω” refere-se ao ÚNICO DEUS:
 
“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos:  Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Is 44:6)

 

O mesmo SENHOR que é o único Deus, e que há cerca de 2750 anos falou com o profeta Isaías, revelou-se séculos mais tarde em Apocalipse dizendo ser aquele que esteve morto, mas que agora vive:
“[…] Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1:17-18)

 

O SENHOR Deus é o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso (Ap 1:8); o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Ap 22:13). Só ELE tem a fonte da água da vida (Ap 21:6). Ainda, o SENHOR declara ser “AQUELE QUE É, QUE ERA E QUE HÁ DE VIR” em clara comparação à revelação feita em Êx 3:14:
“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.”

 

Conclusão:
O Senhor Jesus Cristo que falava ao lado do poço com a mulher samaritana, que mais tarde morreu na cruz, mas ressuscitou e que está vivo pelos séculos dos séculos é o Único Deus do Antigo Testamento que falou a Moisés, a Abraão (Jo 8:56), a Jacó (Gn 35:10), a Noé (Gn 9:8), a Gideão (Jz 6:14), aos judeus:
“[…] Porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.” (Jo 8:24)

 

Nisto, a doutrina trinitarista é contraditória à Bíblia, pois apresenta o nosso Senhor Jesus como o “Segundo”, sendo o Primeiro e o Último, outras pessoas. Nenhum texto bíblico nos insinua que o Alfa é uma pessoa da trindade, e o Ômega, outra. Se fosse, faltaria mais uma para completar a tal trindade.