“Ninguém vem ao Pai” (Jo 14:6)

 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6)

 

Muitas pessoas citam estas palavras erroneamente trocando “ninguém vem” por “ninguém vai”, mas todas as versões bíblicas nos mostram claramente que o Senhor usou este tempo e pessoa verbal intencionalmente afirmando ser Ele, o Deus vindo em carne.

 

Em outras palavras, JESUS Cristo estava afirmando ser o EU SOU (Êx 3:14); o Caminho para o Pai; porque só Deus é a Verdade e a Vida. “. JESUS usou esta forma intensiva várias vezes:

  • Jo 8:58“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.”
  • Jo 18:5“Então, Jesus lhes disse: Sou eu”. As palavras do Senhor foram tão poderosos que os soldados recuaram e caíram no chão (cf. Jo 18:6).
Em ambas as passagens, o Senhor JESUS estava reivindicando o nome de Deus para si mesmo (Êx 3:14).

 

JESUS é o único Deus, o Pai citado no Antigo Testamento

Parece que naquele momento, Filipe ficou confuso, e então, rogou a JESUS para que lhes apresentasse o Pai de quem Ele sempre falava. Entristecido:

“Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:9)

 

A quem adoramos, e a quem bendizemos? Com quem o cristão espera se encontrar em breve?

O profeta Oséias escreveu que o SENHOR Deus deseja que todos os homens O conheçam, porque a falta de conhecimento leva o homem à destruição (Os 4:6). Sim, devemos conhecer e prosseguir em conhecer o SENHOR, pois é certa a Sua vinda (cf. Os 6:3). JESUS é a plenitude da divindade. Nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus (cf. Cl 2:9).
Confira: Deus Único

 

Eu sou o caminho

O Senhor JESUS disse ser “o Caminho” com o artigo definido, que significa “o único caminho para o Pai. Pedro anunciou na sua pregação:

  • At 4:12 – “E não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos “.

Então, JESUS Cristo não é um entre muitos, mas o primeiro e único caminho para Deus. Não há outro caminho.

 

Eu sou a verdade

Novamente JESUS usou o artigo definido para se definir: Pilatos perguntou: “Que é a verdade?” (Jo 18:38). A verdade é personificada em JESUS Cristo, “a única Verdade”:

  • Jo 1:17 – “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”

Sem Cristo não haveria graça, nem a verdade. Ele é a fonte de toda a verdade.

 

Eu sou a vida

JESUS é “a Vida”. Há muitas referências no Evangelho Segundo João:

    • Jo 1: 4 – “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”;
    • Jo 3:36 – “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”;
    • Jo 5:21 “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.”;
    • Jo 5:40“E não quereis vir a mim para terdes vida.”;
    • Jo 6:35 – “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”;
    • Jo 6: 47-48“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.”;
    • Jo 10:10“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”;
    • Jo 11:25 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.

 

JESUS Cristo como Senhor é o único caminho para o Pai. Ele é a única Verdade e a única fonte de Vida. O homem encontra a verdadeira satisfação e alegria somente Nele. Não há mais nada além Dele. Ele é exclusivo, único. Com ele, todas as coisas são possíveis. Sem ele, você não tem nada: Senhor JESUS Cristo. Amém!

“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:9)