Jugo desigual

Parece que ultimamente, está havendo um surto de tragédias aéreas no mundo. Embora as aeronaves modernas disponham de tecnologia avançada a bordo e no solo para auxiliá-las na segurança, não se pode nunca descartar a possibilidade de erro humano. Isto é sabido.

777

 

As cabines de comando de aeronaves, dispõem de dois manches e pedais, e assentos para piloto e co-piloto. Ambos devem estar treinados não só para operar a aeronave, mas também para interpretar corretamente a atitude do seu colega, porque em certas situações, não há muito tempo para se pensar e ambos devem estar sincronizados na operação. Assim também é o dia a dia de muitos profissionais que trabalham em equipe. Se não há concordância, não há trabalho em equipe e é tragédia na certa!

Observe o conselho bíblico abaixo:

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? […]” (2Co 6:14-16)

 

O que significa jugo desigual?

Jugo é a peça de madeira colocada no pescoço dos animais que devem trabalhar juntos para, por exemplo, puxar um arado ou um carro como você pode observar na foto abaixo.jugo No sentido literal, pode significar obrigação ou submissão. Já a palavra desigual significa: não uniforme, desproporcional, irregular, injusto. Agora imagine animais de portes diferentes, ou mesmo de espécies diferentes terem que sujeitar ao mesmo trabalho, puxando a mesma carga – isto é totalmente inviável!

yokesA sociedade entre crente e descrente é reprovada na Bíblia. A tentativa de sociedade como esta, certamente trará mais obrigações para você que é crente. Não que queremos fugir das obrigações para com o SENHOR, mas digo: quem nunca foi cobrado por ser crente? Nestes termos, o descrente somente se aproveitará de você abusando dos seus pecados enquanto o crente se sufoca com as obrigações do seu trabalho e no SENHOR.

 

Nem tudo que dá certo é certo

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Pv 14:12)

 

Ter qualquer tipo de relacionamento íntimo com um incrédulo pode rapidamente e facilmente se tornar algo que obstrua sua caminhada com o Senhor Jesus Cristo. Somos chamados para evangelizar os perdidos, não a sermos íntimos com eles. Não há nada de errado em construir amizades de qualidade com os incrédulos, mas isto é o máximo que se pode fazer. Se você está namorando um incrédulo, como você espera cultivar futuramente, intimidade espiritual dentro do casamento? Como um casamento de qualidade poderia ser construído se vocês discordassem no assunto mais importante do universo: o Senhor Jesus Cristo?

“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am 3:3)

 

Conclusão:

Pregue o evangelho, porque a Bíblia diz:

“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2Tm 4:2)

Amém!