Influência do Mitraísmo

Desde a antiguidade, muitos povos foram seduzidos a se inclinar diante de astros, coisa que o SENHOR, nosso Deus, proibiu severamente:

 
“Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Dt 4:19)
 
Porém, a insensatez humana levou os incautos a adorarem a criação, esquecendo-se do Criador:
 
“Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Rm 1:25)
 
Não só os romanos, mas diversos povos já andavam pelo caminho abominável: egípcios, gregos, incas, astecas, e até os israelitas, como está registrado nas “Visões das abominações em Jerusalém”:
 
“Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente.” (Ez 8:16)
 
pachacamac
Pachacamac – Perú

 

No deserto peruano, nos arredores de Lima, está localizado o sítio arqueológico de Pachacamác. Lá, os antigos sacerdotes idólatras, sentados em blocos de pedra, adoravam o sol poente no Oceano Pacífico.
teotihuacan
Pirámide del Sol em
Teotihuacan, México

 

A Pirámide del Sol é a segunda maior pirâmide construída no mundo. Ao contrário das pirâmides egípcias, que foram construídas para abrigar os restos mortais dos faraós, a pirâmide mexicana foi construída como um altar de oferendas.
maia
deus sol  asteca
ny
Estátua da Liberdade
New York – NY
Colosso
Colosso de Rhodes

 

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Colosso de Rhodes, era uma estátua representando o deus do sol Hélio, da mitologia grega. Grande é a semelhança com a Estátua da Liberdade, símbolo da América.
helio

 

De maneira discreta ou evidente, o culto ao sol ainda está bem presente, mesmo que muitos não percebam. Toda forma de idolatria é abominada e estritamente condenada pelo SENHOR que não dá a Sua glória a outrem.
“Destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol […]” (Lv 26:30)