Ide e pregai

Ultimamente a pregação do evangelho puro de acordo com a Bíblia Sagrada tem sido considerada conservadora, retrógrada, tradicional e fundamentalista. Estes e muitos outros adjetivos têm menosprezado os sinceros pregadores do evangelho, mas não nos desanimemos!

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”  (Mc 16:15-16)

 

O evangelista Marcos registrou esta ordem que o nosso Senhor JESUS deu aos seus discípulos. Grande é esta responsabilidade, tanto da parte dos que anunciam o evangelho, como da parte dos que os ouvem. A ordem de pregar o evangelho continua atual. O mesmo Senhor que enviou os discípulos há quase 2000 anos dizendo “ide e pregai”, ordena que façamos o mesmo – ir e pregar. A salvação do homem depende desse alerta do evangelista, de o ouvinte crer no único e verdadeiro Salvador JESUS Cristo e arrepender-se dos seus pecados.

“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma.” (Ez 3:17-19)

 

“No entanto, se tua avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma.” (Ez 3:21)

 

Atos 2.1-36 reproduz um sermão evangelístico pregado pelo apóstolo Pedro e em seguida mostra os resultados promissores que ocorreram, com a conversão de muitas pessoas que entenderam a necessidade de mudança de seus conceitos e aderiram ao ensino proposto por JESUS como registra At 2:37-38:

 “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

 

E, todos os que creram foram batizados em nome do Senhor JESUS Cristo, conforme registrado em At 2:41:

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.”

 

Ide e pregai:

  • Conforme as Escrituras – Jo 3:14-18; Lc 4:16-21;
  • Com seriedade, como Paulo em Atenas – At 17:16;
  • Glorificando o amor de Deus, como João – 1Jo 4:9-14;
  • Conforme o exemplo de Cristo, como Filipe – At 8:35-40;
  • Eficientemente, como a mulher samaritana – Jo 4:28-30, 39-42;
  • No Espírito Santo – 1Pe 1:12;
  • Dando exemplo e praticando 1Ts 1:7-10.