Fruto do Espírito

Devemos honrar ao nosso Deus examinando as Escrituras para falarmos de acordo com o que está escrito, não podemos adulterar a Palavra.

 

Muitas pessoas dizem a respeito dos frutos do Espírito, como se assim estivesse escrito, mas leiam bem, pois está escrito: fruto no singular e não frutos no plural. Veja:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. […]” (Gl 5:22~23)

 

O Senhor JESUS disse:

“Eu sou a videira, vós, os ramos.
Quem permanece em mim e eu nele esse dá muito fruto;
 porque sem mim nada podeis fazer.”  (Jo 15:5) 

 

Não pense que é apenas um detalhe ou uma questão de português (em outros idiomas que diferenciam o singular do plural também conferem), saiba que há um maravilhoso ensinamento nisto.

 

Na Bíblia as obras da carne, são referidas no plural (Cf Gl 5:19~21), ou seja, cada item isoladamente é pecado, e nenhum item pode ser praticado ou mesmo estar presente no coração e na vida de um cristão. Porém, sobre o fruto do Espírito, é referido no singular, pois quer dizer que todos os itens são importantes e nenhum pode ficar de fora, caso contrário, o fruto não estará formado.

 

Na segunda epístola de Pedro ( 2Pe 1:3~ 11) está escrito que devemos abandonar as paixões que há no mundo (obras da carne) e com toda a nossa diligência devemos associar com a nossa fé a virtude; com a virtude o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. E se todos esses itens estiverem presentes e crescendo em nós, seremos ativos e frutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor JESUS; e essa é a Sua vontade, pois Ele diz:
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário,
 eu vos escolhi a vós outros e vos designei
 para que vades e deis fruto
 e o vosso fruto permaneça […]” (Jo 15:16)

 

Cada um examine a si mesmo (não ao outro) e pergunte: Tenho dado fruto? Minha vida é fruto do Espírito?

 

Que o nosso coração seja um solo fértil para as Palavras do Senhor JESUS!
“A que caiu na boa terra são os que tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.”  (Lc 8:15)