Alegando ser extrabíblica ou até antibíblica, os “evangélicos” têm repudiado e combatido ferozmente a doutrina católica; no entanto, a maioria dos “evangélicos” não percebeu ainda que a doutrina trinitária que eles tanto amam, não passa de invenção católica.
“Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!” (Mt 23:24)

 

Joseph Ratzinger, o Papa que renunciou ao seu cargo no último mês de março, declara no seu livro “Introdução ao Cristianismo” que a Doutrina Trinitária é de autoria católica – e não bíblica; e, assim, o autor tenta explicar essa tal doutrina formulada no Século III, caindo ele mesmo em muitas contradições. Clique e confira:

 

 

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios” (1Tm 4:1)

 

A Bíblia Sagrada, assim como a história, prova que a verdade sobre a unicidade de Deus foi universalmente pregada pelos apóstolos da igreja primitiva. Com o desenvolvimento da trindade pela igreja romana a partir do Século III, as pessoas foram sendo batizadas em títulos de Pai, Filho e Espírito Santo. Confira:

 

  • Encyclopedia International, 1975 Edition, Vol.18, p.226 – “A doutrina da “Trindade” não fazia parte da pregação dos apóstolos, pois isso não é relatada no Novo Testamento”.
  • Nova Enciclopédia Católica, Edição 1967, vol.13, p.1021 – “O primeiro uso da palavra latina “trinitas” (trindade), com referência a Deus, é encontrado nos escritos de Tertuliano (cerca de 213 AD), ele foi o primeiro a utilizar o termo “pessoas” (plural) em um contexto trinitário”.
  • Enciclopédia Americana, edição 1957, vol.27, p.69 – “A palavra “Trindade” não está na Bíblia. O termo “pessoas” (plural) não é aplicado nas Escrituras para a Trindade”.
  • Enciclopédia Mundial do Livro, 1975 Edition, vol. T, p.363 – “A crença no Pai, Filho e Espírito Santo foi definida pela primeira vez pelo mais antigo conselho geral da Igreja Católica. Esse foi o primeiro Concílio de Nicéia, em 325 dC”.
  • New International Encyclopedia, Vol.22, p.476 – “A fé católica é esta: Adoramos um Deus em Trindade, mas existe uma Pessoa do Pai, outra do Filho e outra do Espírito Santo. A Glória igual – a Majestade co-eterna. A doutrina não é encontrada em sua forma plenamente desenvolvida nas Escrituras. A teologia moderna não busca encontrá-la no Antigo Testamento. Na época da Reforma, a Igreja Protestante assumiu a doutrina da Trindade, sem exame sério.”
  • Life Magazine, 30 de outubro de 1950, vol.29, No.18, p.51 – “Os católicos fizeram essa declaração sobre a sua doutrina da Trindade, para defender o dogma da Assunção de Maria, em um artigo escrito por Graham Greene: “Nossos oponentes às vezes afirmam que nenhuma crença deveria ser realizada dogmaticamente que não esteja explicitamente na Escritura … Mas as igrejas protestantes tem aceito tais dogmas como a Trindade, para a qual não há nenhuma autoridade precisa, nos Evangelhos.

Veja agora, o que dizem as principais enciclopédias cristãs a respeito do nome empregado no batismo:

  • Dicionário do intérprete da Bíblia (1962), I 351: “A prova … sugere que o batismo no cristianismo primitivo foi administrado não no nome tríplice, mas “em nome de Jesus Cristo” ou “em nome do Senhor Jesus”.
  • Otto Heick, A História do Pensamento Cristão (1965), I, 53: “No início, o batismo era administrado em nome de Jesus, mas aos poucos em nome de Deus uno e trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
  • Dicionário da Bíblia de Hasting (1898). I, 241: “Uma explicação é que a forma original da palavra era” em nome de Jesus Cristo “ou” o Senhor Jesus, “batismo no nome da Trindade foi um desenvolvimento posterior.”
  • Williston Walker, Uma História da Igreja Cristã (1947), página 58: “A fórmula batismal trinitária, foi deslocando o batismo mais antigo em nome de Cristo”.
  • The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge (1957), I, 435: “O Novo Testamento só conhece o batismo em nome de Jesus … o que ainda ocorre mesmo no segundo e terceiro séculos.”
  • Enciclopédia Canney das Religiões (1970), página 53: “As pessoas foram batizadas em primeiro lugar “em nome de Jesus Cristo “… ou” em nome do Senhor Jesus “… depois, com o desenvolvimento da doutrina da Trindade, elas foram batizadas “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
  • Enciclopédia Biblica (1899), I, 473: “É natural concluir que o batismo foi administrado nos primeiros tempos “em nome de Jesus Cristo”. Este ponto de vista é confirmado pelo fato de que as primeiras formas de confissão batismal parece ter sido único, não triplo, como foi o credo mais tarde.”
  • Encyclopedia Britannica, 11 ª ed. (1920), II 365: . “A fórmula trinitária e imersão trígono não foram uniformemente utilizadas desde o início … Bapti [sm] em o nome do Senhor que é a fórmula normal do Novo Testamento.”
 
Conclusão:
A trindade é uma falsa doutrina formulada pela igreja romana no Século III. A Bíblia é bastante clara em dizer que Deus é único, e que esse Deus é Jesus Cristo que veio entre nós na carne. Os verdadeiros evangélicos devem, portanto, rejeitar não somente algumas, mas todas as doutrinas estranhas que não condizem com o Santo Ensinamento.
 
“Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lc 6:42)

 

Se os que se denominam evangélicos não se despertarem do grave equívoco trinitário, vale então o argumento católico que diz: “Somos todos irmãos, filhos de um mesmo deus [trinitário].”

 

O nosso Deus é único. Amém!

 

      “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êx 20:3)