ESPÍRITO SANTO não é pomba

O Espírito Santo não é pomba, por isso, não pode assim ser representado. Observe atentamente nos versículos abaixo o que os apóstolos registraram nos evangelhos:

“[…] e viu o Espírito de Deus descendo como pomba” (Mt 2:16);

 

“E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba” (Lc 3:22);

 

A conjunção “como” é um termo comparativo que significa “do mesmo modo que”; ou “à semelhança de” – por isso, é erro grosseiro toda e qualquer tentativa de representar o Divino em imagens de pombas ou outra coisa qualquer.

“Guardai, pois, cuidadosamente […] para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida […] semelhança de algum volátil que voa pelos céus” (Dt 4:15-17)
 
“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.” (Rm 1:23)

 

Alguns cristãos combatem a idolatria católica, enquanto que eles mesmos enfeitam os vitrais e logotipos de suas denominações com figuras de pombas. Para esses, crucifixo é idolatria, assim como imagens de deuses ou santos, mas pombas não. Isso é irônico! E não é difícil de ouvirmos explicações como: Ah! Mas não é para adorar, é só simbólico!
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êx 20:4)

 

Nada de errado nos evangelhos

ladraoNão há nada de errado nos registros dos apóstolos nos evangelhos. O erro está na interpretação da mensagem. Por exemplo, está escrito na Bíblia que o dia do Senhor virá como ladrão de noite (cf. 1Ts 5:2). A mensagem é clara e ela não diz que o dia do Senhor é, e sim, como. Assim, o Versículo nos informa que o dia do Senhor virá quando muitos estiverem despreocupados. A figura ao lado, jamais pode representar o conteúdo da mensagem, e certamente, seria um grande absurdo estar nos vitrais das igrejas.

 

 

A tendência idólatra induz o homem a erros

A Bíblia, do início ao fim, afirma que Deus é único. O homem, ao imaginar e ilustrar o Senhor Deus em forma física, acaba criando argumentos para doutrinas que não existem na Bíblia, nunca existiram e jamais existirão.

 

Não se enumera o que/quem é único

Quando vemos um concursante, atleta ou carro de competição enumerado, automaticamente relacionamos que existem outros. Os leigos fizeram algo parecido para interpretar o batismo de JESUS Cristo, dizendo haver a primeira, a segunda e a terceira pessoa da trindade; coisa essa que nunca foi referida nas Escrituras. Deus é único e Ele é onipresente.