Espírito de JESUS Cristo
Espírito de JESUS Cristo

Espírito de JESUS Cristo

Certa vez, ouvi um transeunte comentar que o termo “Espírito de JESUS” não existe. JESUS disse que as pessoas erram por não conhecerem as Escrituras. Ora, como os crentes de Bereia, examinemos as Escrituras para ver se as coisas são, de fato, assim:

O Espírito Santo é chamado de Espírito de JESUS Cristo (Fp 1:19); de o Espírito do Filho (Gl 4:6); e em 2 Co 3:17 fala-se do Espírito do Senhor. Em suma, o Espírito que habita em JESUS Cristo não é outro, senão o Espírito Santo. Há um só Espírito (Ef 4:4), o Espírito de JESUS Cristo que é o Espírito Santo.

 

a. O Espírito de Cristo estava nos profetas do A.T. (1 Pe 1:10 e 11);

“Os profetas indagaram”
“Indicadas pelo Espírito de Cristo”

 

b. JESUS ressuscitará os que nele creem no último dia (Jo 6:40); os pormenores registrados em Rm 8:11 dizem que o Espírito vivificará o nosso corpo mortal;

“Eu o ressuscitarei no último dia”
“Por meio do seu Espírito”

 

c. Em Jo 14:16 diz que o Pai enviaria outro Consolador, a saber, o Espírito Santo, embora, em Jo 14:18, JESUS tenha dito: “Não deixarei órfãos, voltarei para vós outros”. Em outras palavras, o Consolador é JESUS em outra forma: em Espírito, e não em carne. O Senhor explicou isso no vers. 17 dizendo que o Consolador já habitava entre os discípulos e que Ele logo estaria neles, indicando a Sua onipresença;

“Ele vos dará outro Consolador”
“Voltarei para vós outros”

 

d. Em Ef 3:16, em comparação com 3:17, verifica-se que aquele que tem o seu homem interior fortalecido com poder mediante o Espírito do Pai, tem Cristo habitando no seu coração;

“Mediante o seu Espírito”
“E, assim, habite Cristo no vosso coração”

 

e. Em Ef 5:26 diz que JESUS Cristo santifica a igreja e em 1 Pe 1:1 e 2 diz que o Espírito santifica os eleitos, que é a igreja;

“Para que (Cristo) a santificasse”
“Em santificação do Espírito”

 

f. O Espírito é nosso intercessor (cf. Rm 8:26); mas, em Hb 7:25, diz que JESUS é o nosso intercessor;

“O Espírito intercede por nós”
“Vivendo sempre para interceder por eles”

 

g. Segundo Mc 13:11, Espírito Santo nos dirá o que falar em tempos de perseguição; porém, segundo Lc 21:15, JESUS dará palavras e sabedoria para falar.

“Não sois vós os que falais,
mas o Espírito Santo”
“Eu vos darei boca e sabedoria”

 

h. Em At 16:6 diz que o Espírito Santo impediu Paulo e Timóteo de pregar o evangelho na Ásia, mas logo em seguida, no Vers. 7, diz que o Espírito de JESUS não os permitiu ir para regiões da Ásia, antes, Deus (Vers. 10) os direcionava para Macedônia.

“Impedido pelo
Espírito Santo”
“Espírito de Jesus
não o permitiu”
“Concluindo que Deus
nos havia chamado”

 

A comparação entre versículos da Bíblia como vimos acima, se chama paralelismo. As palavras de Deus não se contradizem, tampouco se enganam. Os judeus examinavam as Escrituras procurando a vida eterna, mas o Senhor os advertiu dizendo que elas mesmas testificam a Seu respeito (cf. Jo 5:39).

 

Assim, irmãos, não sejamos néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram para que com o entendimento aberto compreendamos as Escrituras.

“[…] E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Rm 8:8)