Inúmeras passagens do Novo Testamento nos falam de Jesus Cristo sentado à destra de Deus, como em At 7:55-56:

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.”

 

O que significa a expressão “destra de Deus”?

Uma leitura cuidadosa nos permitirá afirmar que a expressão destra ou direita não significa lado físico, mas o sentido é figurado, simbólico ou poético. É como quando dizemos que uma certa pessoa é nosso braço direito, significando poder, importância, primazia ou confiança.

 

  • Uma simples pergunta pode esclarecer este assunto: Qual é o lado direito do Deus onipresente?

Resposta: é impossível definir, porque além de o SENHOR não possuir um corpo físico por ser Espírito (a não ser que assim Ele escolha), Ele é onipresente, isto é, o SENHOR pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo – Se o SENHOR estiver de frente para nós, o Seu lado direito será oposto ao nosso; se estiver de costas a nós, então será o contrário da primeira posição. Se Ele estiver deitado no lado direito, então o seu lado direito será o chão; caso contrário, será o céu. Acontece que o SENHOR que é onipresente pode estar em todas as posições ao mesmo tempo – então se torna impossível definir o seu lado direito.

  • Voltemos a analisar o texto sobre Estêvão:
  1. Estêvão não viu a Deus. O texto afirma claramente que ele viu a glória de Deus;
  2. Ninguém pode ver a Deus (1Jo 4:12; 4:20; Êx 33:20; etc);
  3. Se Estêvão viu dois senhores no céu, porque orou somente a Jesus ignorando a Deus? (At 7:59);
  4. Se Estêvão viu o Pai e o Filho separados, porquê não há menção do Espírito Santo?

Se interpretarmos a descrição “Jesus à destra de Deus” como posicionamento físico de dois Deuses com corpos separados, encontraríamos muitas contradições e perguntas sem respostas; porém, se entendermos com simbolizando poder, força, autoridade, preeminência, vitória, exaltação e capacidade de salvar de Jesus Cristo manifestado na carne, então eliminaremos quaisquer dificuldades.