Geralmente observa-se que a maioria dos cristãos desconhece, ou dá pouca importância ao assunto principal da Bíblia: Deus. Na carta enviada à igreja em Laodicéia (Ap 3:14-22) lemos uma severa advertência às igrejas dos últimos dias, em que se caracterizam pela indiferença à respeito das coisas mais sagradas. É lamentável observarmos vários cristão que invocam a Deus, porém não conhecem a Deus a quem invocam. Outros, formulam teorias inexplicáveis, fora do contexto bíblico, a respeito da divindade e dizem ser isto um grande mistério.

 

As Escrituras Sagradas nos ensinam que devemos nos gloriar em conhecer o verdadeiro Deus; e que todo joelho se dobre diante do nome Dele. Não podemos adorar a Deus sem conhecê-Lo; o verdadeiro adorador deve saber que Deus é único e conhecer o Seu nome, os Seus desígnios…
“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR […]” (Jr 9:24)

 

A “Igreja do Espírito Santo de Jesus” crê e divulga que Deus é único. Cremos que existe um só Deus, e que este é o Senhor Jesus Cristo.
Do ponto de vista de teólogos, há pelo menos quatro grandes grupos denominados cristão. São estes:

 

UNICISMO
  • JESUS CRISTO é Deus
Crê num único Deus absoluto – Jesus, Deus que se manifestou em carne. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestações do único Deus Jesus.
Ex: Igreja primitiva da época dos apóstolos.

 

UNITARISMO
  • JAVÉ é Deus
Crê num único Deus absoluto – Javé. Na visão dos unitaristas, Jesus Cristo é apenas um profeta e o Espírito Santo simplesmente uma energia.
Ex: Testemunhas de Jeová
BINITARISMO
  • PAI e JESUS CRISTO são Deuses
Segue uma doutrina semelhante a dos trinitaristas crendo na divindade do Pai e do Filho, porém não reconhecem o Espírito Santo.
Ex: Algumas denominações evangélicas.
TRINITARISMO
  • PAI, JESUS e ESPÍRITO SANTO são Deuses que compõem um único Deus.
Crê em único Deus composto por três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Na visão trinitarista, Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas que compõe um único Deus. Assim, o trinitarismo se define pela crença em três deuses co-iguais, porém distintos a qual denominam Santíssima Trindade.
Ex: Catolicismo e 70% das denominações evangélicas.