IESJ
Batismo não é mera cerimônia

Batismo não é mera cerimônia

O batismo nas águas em nome do Senhor Jesus Cristo é uma ordem dada a todos os que creem em Jesus Cristo e buscam a salvação eterna prometida por Ele.

 

O significado do batismo bíblico:

Jesus Cristo morreu na cruz derramando todo o Seu sangue na cruz; porém ressuscitou ao terceiro dia e disse:

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16:16)

 

Assim que o Senhor ressuscitou, anunciou o batismo da salvação. Por que ELE não o anunciou antes?

Porque o Senhor Jesus tinha que derramar o seu sangue. Sem o derramamento de sangue, o batismo não teria nenhum valor.

“[…] O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1:7)

O batismo é importante, pois o próprio Senhor ordenou, e os discípulos obedeceram:

  • Pedro e os demais discípulos do Senhor batizaram quase três mil pessoas (At 2:37-41);
  • Quando foi guiado pelo Espírito Santo a casa de Cornélio, Pedro batizou os gentios que ali se encontravam (At 10:44-48);
  • Filipe batizou o eunuco etíope (At 8:26-40);
  • Ananias, depois de orar por Saulo ordenou que fosse logo batizado (At 22:16);
  • Paulo batizou cerca de doze homens em Éfeso (At 19:1-7).

No batismo, somos identificados com o Senhor Jesus Cristo na morte e sepultamento como lemos na Epístola aos Romanos que diz:

“Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” (Rm 6:3)

 

“Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Rm 6:4)

 

Infelizmente, hoje existem muitas pessoas que dizem que o batismo não é necessário por ser apenas uma cerimônia de confirmação. O homem carnal como sempre, para elevação de si mesmo, sempre está a modificar, implantar, tirar e desvalorizar o que já é definido, completo e claro nas Escrituras. É lamentável como a igreja tem distanciado da verdade sem um mínimo de temor. Somente o registro de Marcos 16:16 é o suficiente para sabermos que o batismo é necessário para aquele que passa a proclamar Jesus como seu Senhor e Salvador:

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16:16)