Aqueduto de Ezequias

IMG_7514Conhecido também como túnel de Ezequias, dizem os historiadores que este foi uma grande obra de engenharia 10-05-hezekiahs-tunnelda época. Ao preparar-se para a invasão da Assíria, o rei Ezequias edificou as defesas de Jerusalém e salvaguardou o suprimento de água da cidade ao construir o túnel.

“Quanto aos mais atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez o açude e o aqueduto, e trouxe água para dentro da cidade, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá?” (2Rs 20:20)

 

IMG_7520O túnel foi escavado sob a cidade de Jerusalém durante o reinado de Ezequias (716 – 687 a.C.) e foi redescoberto em 1880.

 

Ao se passar pela entrada do túnel, desce-se por uma escada em caracol (construída recentemente) até um nívelIMG_7536 intermediário, e ali, encontra-se uma placa com os dizeres:
      
 “Foi cavado da seguinte maneira… machados, cada homem na direção de SONY DSCseu companheiro, e quando ainda havia três côvados para escavar, a voz de um homem chamando o outro foi ouvida, mostrando que estava se desviando para a direita. Quando o canal foi completado, os escavadores se defrontaram homem com homem, machado com machado, e a água fluiu por 1200 côvados desde a fonte até o reservatório. A altura da rocha acima das cabeças dos escavadores era de 100 côvados”.
hezekiah