Antioquia da Pisídia

dscn2814 Antioquia da Pisídia era uma cidade localizada na atual Turquia, na região montanhosa da Frígia, na direção de quem segue para Pisídia. Era assim chamada para diferenciar de outras Antioquias fundadas pelos macedônios, dentre os quais destaca Antioquia da Síria, onde também foi pregado o evangelho nos tempos dos apóstolos. As ruínas de Antioquia da Pisídia podem ser encontradas na periferia da moderna cidade de Yalvaç.

 

Paulo e Barnabé visitaram uma sinagoga num dia de sábado, e lá anunciaram JESUS Cristo (At 13:14-52).

 

O mistério dos gentios continua a se cumprir depois da conversão de Cornélio

dscn2850sml Foi em Antioquia da Pisídia que a evangelização tomou um novo rumo na pregação de Paulo e Barnabé. Estes foram convidados a pregarem na sinagoga judaica no outro sábado também, porém, alguns invejosos começaram a causar grande tumulto blasfemando e contradizendo o evangelho que lhes era anunciado. Depois da conversão de Cornélio e os que com ele reuniram (At 10), o mistério revelado ao Paulo continuou a se cumprir mais intensamente:

Veja: Mistério dos Gentios

“Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aosdscn2873sml confins da terra.” (At 13:46-47)  

 

No final desta viagem missionária, reunidos na igreja em Antioquia, os discípulos relataram as inúmeras maravilhas que o Senhor havia feito diante dos seus olhos, e como foi se abrindo a oportunidade dos gentios serem salvos (cf. At 14:26-28).

 

Na região da Frígia, as mulheres gozavam de considerável prestígio, e algumas ocupavam cargos civis. Os opositores de Paulo reuniram algumas dessas pessoas influentes para garantir sua expulsão da cidade:
“Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território.” (At 13:50)

 

Apesar de toda perseguição sofrida em Antioquia da Pisídia, a Bíblia nos relata que os discípulos transbordavam de alegria e do Espírito Santo (At 13:52).

 

Icônio

k_erol_gunduz_izm_ant_yol_ayrimi_93kDepois de serem expulsos de Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé seguiram para Icônio. A cidade de Icônio (atualmente Konya), dista cerca de 170km de Antioquia da Pisídia pelas modernas rodovias pavimentadas.

 

Uma vez em Icônio, Paulo e Barnabé pregaram numa sinagoga, onde uma grande multidão veio a crer no evangelho; porém, mais uma vez, os judeus incrédulos incitaram grandes tumultos para contrariar os discípulos. Os discípulos fugiram para Listra, Derbe, e cidades próximas.

 

O conforto do Espírito Santo

Lendo Atos capítulos 13 e 14, vemos que, mesmo em meio a grandes perseguições, os discípulos foram pregando o evangelho do Senhor JESUS com transbordante alegria:
“E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés, partiram para Icônio. Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.” (At 13:51-52);

 

 
“Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe.” (At 14:19-20);

 

 
“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” (At 14:21-22).

 

Se, naquela época, muitos agiam assim, hoje não é diferente. Quando anunciamos o correto evangelho, ouvintes invejosos podem tentar usar de todos os meios para nos contradizer, tirando as palavras do contexto ou até mesmo injuriando. Desde a época dos discípulos isso já ocorria, por isso, não devemos estranhar, nem mesmo desanimar quando isso ocorrer conosco. Como Paulo e Barnabé, devemos prosseguir para aqueles que foram destinados para a vida eterna e que querem receber a Palavra de Deus (cf. At 13:48-49).