Anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1:43-51)

JESUS disse aos seus discípulos:

“[…] Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1:51)

 

O que significam estas palavras do Senhor?

Ao abrirmos Gn 28, encontramos um paralelo na visão que Jacó teve quando pernoitou em Betel e teve um sonho, no qual anjos de Deus subiam e desciam por uma longa escada que atingia o céu. As palavras de Jacó, ao despertar do sono, são chaves para entendimento das palavras do Senhor em Jo 1:51. Jacó disse:

 

  • “[…] Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.” (Gn 28:16) – JESUS é o EMANUEL, o Deus Conosco.
  • “[…] Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.” (Gn 28:17) – A casa de Deus é o Seu templo. Certa vez, JESUS disse aos judeus: “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” (Jo 2:19). Logo em seguida, o evangelista declara: “Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.” (Jo 2:21).

 

A visão da escada em Gênesis é uma profecia a respeito do Senhor JESUS Cristo. Jacó viu no sonho JESUS que é a porta da salvação (Jo 10:9). JESUS é Deus Conosco, por isso, Paulo afirma em 2Co 5:19 – “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Quem vê JESUS, vê o Pai, porque o Criador veio a este mundo em carne.

 

A caminho de Emaús, JESUS já ressuscitado apareceu aos discípulos que lamentavam a morte do Senhor há alguns dias e disse:

“[…] Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24:25).

 

“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Lc 24:27).

Já quando o Senhor apareceu a outros discípulos, disse:

 “[…] São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” (Lc 24:44)

 

Quando Filipe pediu ao Senhor JESUS que lhes mostrassem o Pai, JESUS respondeu:

“[…] Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:9)

 

Assim, podemos perceber que Felipe de Betsaida, embora ainda imaturo em relação as profecias, era um homem que lia e estudava as Escrituras,  buscando o encontro com o único Deus Salvador vindo na carne. Ao ser chamado pelo Senhor para o discipulado, Felipe foi se encontrar com Natanael e disse:

“[…] Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.” (Jo 1:45)