Análise de ocorrência da palavra “Echad” no Livro de Gênesis

Base de estudo:

Gn 1: 5 – “Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro (echad) dia.”

Aqui, a palavra “echad” é usada como um número ordinal, e não indica um dia composto unificado. Esta é uma referência à qual a posição em uma seqüência de dias que neste dia em particular ocupa (foi o primeiro de vários dias). 

 

Gn 1: 9  – “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num (echad) só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.”

O SENHOR Deus não recolheu as águas para um lugar “unificado”, mas para um único lugar. Aqui, a palavra “echad” não se refere a uma unificação de lugares, mas a quantidade de lugares.

 

Gn 2:11 – “O primeiro (echad) chama-se Pisom: é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.”

Aqui, a palavra “echad” é uma referência ordinal: uma referência à qual a posição em uma lista de rios que este rio ocupa.

 

Gn 2:21 – “E o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem e este adormeceu; e tomou uma (echad) de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar”

Será que isso se refere a uma costela “unificada” ou a uma única costela? Obviamente, nesse caso “echad” indica uma quantidade de costelas, não uma unificação.

 

Gn 2:24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma (echad) só carne.”

O homem e sua esposa são fisicamente dois corpos, mas eles são “uma só carne”.  Neste caso, a palavra “echad” é usado idiomaticamente, e indica uma união de corpos, e não uma quantidade.

 

Gn 3:22 – “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um (echad) de nós, conhecedor  do bem e do mal; […]”

“Um” às vezes é usado como pronome, e tem função numérica. (Por exemplo: “Uma das vacas estava mancando”). Em hebraico, a palavra “echad” é as vezes utilizada da mesma maneira: Como pronome com função numérica. Gramaticalmente, a frase “um de nós” significa que os anjos e/ou homens foram incluídos como um único membro do grupo chamado de “nós” (quantidade). Ele não indica um sindicato.

 

Gn 4:19  – “Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma (echad) era Ada, a outra se chamava Zilá.”

Aqui, a palavra “echad” indica o número de esposas chamada Ada, não uma mulher “unificada”.

 

Gn 8:5 – “E as águas foram minguando até ao décimo mês, em cujo primeiro (echad) dia, apareceram os cimos dos montes.”

Esta é uma referência à posição em que uma sequência de dias que esse dia particular ocupa. Aqui, a palavra “echad” é referência ordinal.

 

Gn 8:13  – “Sucedeu que, no primeiro (echad) dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. […]

Esta é a primeira de duas ocorrências da palavra “echad” no Versículo 13. Aqui, a palavra “echad” indica qual ano na sequência de anos (da vida de Noé) que isso aconteceu. Claramente é uma referência ordinal.

 

Gn 8:13  – “Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro (echad) mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. […]

Esta é a segunda de duas ocorrências da palavra “echad” no Versículo 13. Aqui, a palavra “echad” é uma referência ao dia em que uma sequência de dias (do mesmo mês) que este dia especial ocupa. Repare que “echad” é mais uma vez usado como um ordinal, e não se refere a um conjunto de dias.

 

Gn 10:25 – “A Héber nasceram dois filhos: um (echad) teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra […]

Aqui, mais uma vez, echad foi usado como um pronome, e tem uma função numérica. Neste versículo, um (echad) desses dois irmãos foi nomeado Pelegue, e o outro foi nomeado Joctã. Aqui, a palavra “echad” é usada como pronome com função numérica indicando a quantidade de filhos chamado Pelegue. Ela não indica uma “unificação” de irmãos.

 

Gn 11:1 – “Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma (echad) só maneira de falar.”

Este versículo apresenta a história da torre de Babel. Isto se refere a um padrão de fala unificado, ou simplesmente uma única língua? Gn 11: 7-8 diz que Deus confundiu sua linguagem de tal forma que já não podiam entender uns aos outros, levando-os a abandonar a construção da torre. Aqui, portanto, a palavra “echad” indica uma quantidade de idiomas, e não uma unificação.

 

Gn 11:6 – “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um (echad), e todos têm uma mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” 

Esta é a primeira de duas ocorrências da palavra “echad” em Gn 11: 6. Este versículo é parte da história da torre de Babel. Gn 10: 1-5 lista os filhos de Jafé (que era o filho biológico de Noé), e em seguida diz: “Por estes [filhos de Jafé] serão as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, nas suas nações”. Portanto, diante de Deus “confundiu” a linguagem e espalhou as pessoas (Gn 11: 9), todas as pessoas foram parte das mesmas pessoas. Portanto, neste contexto, a palavra “echad” indica uma quantidade de povos, não uma unificação.

 

Gn 11:6 – “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma (echad) mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

Esta é a segunda de duas ocorrências da palavra “echad” em Gn 11: 6. Gn 11: 7-8 diz que Deus confundiu a linguagem de tal forma que já não podiam entender uns aos outros, levando-os a abandonar a construção da torre. Aqui, portanto, a palavra “echad” indica uma quantidade de idiomas, não uma unificação.

 

Gn 19:9 – “Eles, porém disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele (echad) é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? […]”

Este versículo é parte da história de Sodoma e Gomorra. Quando os sodomitas estavam se referindo a Ló, disseram que este indivíduo havia vindo peregrinar. Ló era um homem individual, e não um homem unificado. Aqui, o pronome “echad” indica uma quantidade de homens, não uma união.

 

Gn 21:15 – “Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um (echad) dos arbustos”

Esta passagem expressa que aparentemente, havia vários arbustos presente. Pergunta-se: O menino foi colocado sob um arbusto “unificado”, ou sob um único arbusto? Aqui, o pronome “echad” indica uma quantidade, não para uma “união” de arbustos.

 

Gn 22:2 – “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um (echad) dos montes, que eu te mostrarei.

Aqui também, o pronome “echad” indica uma quantidade de montanhas, não uma união de montanhas.

 

Gn 26:10 – “Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum (echad) do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito.”

O pronome “echad” indica uma quantidade de possíveis adúlteros, e não um sindicato.

 

Gn 27:38 – “Disse Esaú a seu pai: Acaso, tens uma (echad) única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai. E, levantando Esaú a voz, chorou.

Se esta fosse uma bênção “unificada”, então por que Esaú chorou e implorou a seu pai para abençoá-lo também? Aqui, a palavra “echad” indica a quantidade de bênçãos que era única, e não um pacote de bênçãos.

 

Gn 27:44 – “Fica com ele alguns (echad) dias, até que passe o furor de teu irmão

A palavra “dias” está no plural. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade (por tempo indeterminado), não uma união.

 

Gn 27:45 – “[…] Então, providenciarei e te farei regressar de lá. Por que hei de eu perder os meus dois filhos num (echad) só dia?” 

Em outras palavras, Rebeca perguntou: “Por que eu deveria ser privada de ambos no mesmo dia?” Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de dias, não de um dia “unificado”.

 

Gn 29:20 – “Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos (echad) dias, pelo muito que a amava.”

Os sete anos em que Jacó serviu Labão pela mão de Raquel parecia ser  um pequeno número de dias, não um dia “unificado”. Neste verso, a palavra “dias” está no plural indicando uma quantidade (indefinida).

 

Gn 32:8 – “Pois disse: Se vier Esaú a um (echad) bando e o ferir, o outro bando escapará.”

É este um grupo “unificado”, ou Jacó dividiu seu acampamento em dois grupos? (Cf. Gn 32: 7). Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de grupos, não um grupo “unificado”.

 

Gn 32:22 – “Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze (echad-asar) filhos, e transpôs o vau de Jaboque.”

Aqui, a palavra “echad” é parte da frase “echad-asar”, o que na verdade significa “um e dez”; em outras palavras, “onze”. Aqui, a palavra “echad” é usada como um número para uma quantidade de filhos.

 

Gn 33:13 – “Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um (echad) dia, todo o rebanho morrerá.”

Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de dias, não de um dia unificado.

 

Gn 34:16 – “Então vos daremos nossas filhas, tomaremos para nós as vossas, habitaremos convosco  e seremos um só (echad) povo.” 

Aqui, a palavra “echad” indica a quantidade de povos, e não um grupo de povos. Eles não seriam dois ou mais, mas um único povo. Isso coincide com a descrição de Hamor da proposta em Gn 34: 20-23.

 

Gn 34:22 – “Somente, porém, consentirão os homens em habitar conosco, tornando-nos um (echad) só povo, se todo macho entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.” 

Isso faz parte da mesma história como Gn 34:16 acima. Eles não seriam unificados dois povos, mas um único povo. Isso é descrito por Hamor em Gn 34: 20-23 ( dois povos que se fundem em conjunto). Por isso, aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de povos, não uma unificação.

 

Gn 37:9 – “Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze (echad-asar) estrelas se inclinavam perante mim.”

Como já visto acima, a palavra “echad” é parte da frase “echad-asar”, o que na verdade significa “um e dez”; em outras palavras, “onze”. Aqui, a palavra “echad” é usada como um número para uma quantidade de estrelas.

 

Gn 37:20 – “Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa (echad) destas cisternas […]”

Este versículo também poderia ter sido corretamente traduzido como “… vamos matá-lo, e lançá-lo à uma (echad) …” Em ambos os casos, José foi lançado em um único poço, e não em um “conjunto” de poços unificados. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de poços, e não uma unificação de poços.

 

Gn 40:5 – “E ambos sonharam, cada um (echad) seu sonho, na mesma noite […]”

Será que o mordomo e o padeiro sonharam em uma noite “unificada”, ou eles sonharam na mesma noite? Obviamente, aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de noites, não uma noite “unida”.

 

Gn 41:5 – “Tornando a dormir, sonhou outra vez. De uma (echad) só haste saíam sete espigas cheias e boas”

É este um talo “unificado”, ou uma única haste? Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade, não a unificação das hastes.

 

Gn 41:11 – “Tivemos um (echad) sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, e cada sonho com a sua própria significação.

Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de noites, não uma noite “unida”.

 

Gn 41:22 – “Depois, vi, em meu sonho, que sete espigas saíam da mesma (echad) haste, cheias e boas;”

Mais uma vez, este é um talo “unificado”, ou uma única haste? Também neste caso, a palavra “echad” indica uma quantidade de talos, não uma unificação.

 

Gn 41:25 – “Então, lhe respondeu José: O sonho de Faraó é apenas um (echad); Deus manifestou a Faraó o que há de fazer.”

Esta instância do uso da palavra “echad” deve ser entendido em conjunto com o exemplo em Gn 41:26. Veja o exemplo a seguir para obter uma explicação.

 

Gn 41:26 – “As sete vacas boas serão sete anos; as sete espigas boas, também sete anos; o sonho é um (echad) só.”

Faraó sonhou o mesmo sonho duas vezes. A segunda vez, foi usado um conjunto diferente de símbolos, no entanto, era o mesmo sonho. As sete vacas, e as sete espigas significam a mesma coisa: sete bons anos de abundância, pois o sonho é “um”, isto é, o mesmo. Por duas vezes, José disse que “o sonho é um só” (singular); e não “, os sonhos são um” (plural). Além disso, ele disse em Gn 41:32 – “O sonho do Faraó foi dúplice, porque a coisa é estabelecida por Deus, e Deus se apressa a fazê-la.” Portanto, em ambos os casos (Gn 41:25 e Gn 41:26), a palavra “echad” indica o número (quantidade) de sonhos.

 

Gn 42:11 – “Somos todos um (echad) de um mesmo homem; somos homens honestos; os teus servos não são espiões.

Eram os filhos de um homem “unificado”, ou de o mesmo homem? Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de homens, e não um “pai unido.”

 

Gn 42:13 – “Eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um (echad) homem na terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, outro já não existe.”

Esta é a primeira de duas ocorrências da palavra “echad” em Gn 42:13. Os filhos de Jacó, não foram os filhos de um “unificado” homem-eles eram todos filhos do mesmo homem. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de homens (um), não a uma união de homens.

 

Gn 42:13 – “Eles disseram: Nós, teus servos, somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã; o mais novo está hoje com nosso pai, outro (echad) já não existe.”

Esta é a segunda de duas ocorrências da palavra “echad” em Gn 42:13. Eram doze irmãos. Dos doze irmãos, um não estava mais vivo, segundo os irmãos. A frase “… e um (echad) já não existe” é o que os filhos de Jacó disseram sobre o seu irmão José. Além disso, José era um homem solteiro e não uma união de homens. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade.

 

Gn 42:16 – “Enviai um (echad) dentre vós, que traga vosso irmão; vós ficareis detidos para que sejam provadas as vossas palavras, se há verdade no que dizeis; ou se não, pela vida de Faraó, sois espiões.”

José ordenou enviar um irmão “unido” para buscar Benjamin, ou um único irmão? Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade de irmãos, não uma união.

 

Gn 42:19 – “Se sois homens honestos, fique detido um (echad) de vós na casa da vossa prisão […]”

Eles foram direcionados para manter um irmão “unido” na prisão, ou um único irmão? Aqui, a palavra “echad” indica a quantidade de irmãos, não uma família.

 

Gn 42:27 – “Abrindo um (echad) deles o saco de cereal, para dar de comer ao seu jumento na estalagem, deu com o dinheiro na boca do saco de cereal.”

Ao compararmos com o versículo 35: “Sucedeu que, despejando eles os sacos, eis que, pacote de cada homem do dinheiro estava no seu saco …” , observamos que este foi um único irmão, e não um irmão de alguma forma “unificado” com qualquer coisa. Aqui, no versículo 27, a palavra “echad” indica uma quantidade.

 

Gn 42:32 – “Somos doze irmãos, filhos de mesmo pai; um (echad) já não existe, e o mais novo está hoje com nosso pai na terra de Canaã.”

Isto é o que disse o senhor egípcio (José) de volta em Gn 42:13. Eram doze irmãos. Dos doze irmãos, um não estava mais vivo (ou assim eles pensavam). Eles disseram que este, referindo-se a seu irmão José, que era um único irmão, não um irmão “unificado”. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade.

 

Gn 42:33 – “Respondeu-nos o homem, o senhor da terra: Nisto conhecerei que sois homens honestos: deixai comigo um (echad) de vossos irmãos, tomai o cereal para remediar a fome de vossas casas e parti”

Eles disseram para deixar um irmão “unificado”, ou um único irmão no Egito. Simeão, que foi deixado para trás, era um irmão individual. Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade, não uma “união” de irmãos.

 

Gn 44:28 – “Um (echad) se ausentou de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e até agora não mais o vi”

Leia Gn 44: 18-34. Aqui no versículo 28, José foi a um dos dois filhos de mulher de Jacó (ver versículo 27) que Jacó pensava que fora despedaçado. Pergunta-se: José era um filho “unido”, ou um único filho? Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade, não a unificação.

 

Gn 48:22 – “Dou-te, de mais que a teus irmãos, um (echad) declive montanhoso, o qual tomei da mão dos amorreus com a minha espada e com o meu arco.”

 Aqui, a palavra “echad” indica uma quantidade.