A vitória vem do SENHOR

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR” (Pv 21:31)

Podemos dividir o versículo acima em duas partes:

  1. O cavalo prepara-se para o dia da batalha;
  2. A vitória vem do SENHOR.

Nada adianta o preparo do cavalo se o SENHOR não der a vitória; porém, para o cavalo despreparado a derrota é certa. Não se vence hoje com o preparo deixado para amanhã. Preparar-se é necessário!

 

Pode até parecer difícil estar preparado para uma batalha que não está agendada. Aliás, os dias difíceis muitas vezes vem de surpresa; e por isso, poucos estão realmente preparados.

 

Ao lermos a Bíblia, deparamos com muitos testemunhos maravilhosos: o mover do SENHOR na vida daqueles que creem. Quantas vitórias!

 

Abraão quando foi posto à prova, obedeceu e seguiu com seu filho Isaque no local designado pelo SENHOR. Para um ser humano comum, a obediência à essa prova seria mui penosa, mas para Abraão, obedecer e servir a Deus não era uma experiência nova, e sim fazia parte do seu cotidiano.

 

O profeta Daniel quando lançado na cova dos leões, não caiu em desespero. A sua vida de oração, de fé e de esperança fez toda diferença. Quem caiu em desespero e perdeu a fome e o sono foi o incrédulo rei Dario (Cf. Dn 6).

 

Davi quando se dispôs a lutar com o filisteu Golias, já tinha experiência de caminhar com o SENHOR.

“Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu” (1Sm 17:37)

 

José foi vendido pelos seus próprios irmãos que o invejavam. Que situação! Mas a história não terminou aí. O SENHOR era com José (Cf. Gn 39:2), por isso ele venceu.

 

Vençamos nós também, em nome de JESUS!