A coluna de nuvem e a coluna de fogo

As obras de Deus são sempre maravilhosas. Você já viu uma coluna de fogo, pão vindo do céu ou um animal falando em voz humana?

 

Quando o povo israelita caminhava pelo deserto, o SENHOR lhe preparou uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite.

 

Sabe-se que no deserto durante o dia faz um tremendo calor, então, o SENHOR sábio e misericordioso, preparou uma coluna de nuvem para proteger o seu povo da forte radiação solar, para refrescar e elevar a umidade do ar, e principalmente, para guiar pela direção certa, como se fosse uma bússola:

“E o Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, coluna de fogoa fim de que caminhassem de dia e de noite.”  (Êx 13:21)

 

Para aquecer as noites frias do deserto, onde a temperatura pode se aproximar de 0ºC, o SENHOR preparou uma coluna de fogo que também iluminava aqueles 600.000 homens e suas famílias, além de indicar o caminho para a terra de Canaã.

 

Muitos fenômenos estranhos aos nossos olhos são citados na Bíblia Sagrada, mas isso não quer dizer que eles são impossíveis de acontecer. O SENHOR, nosso Deus, sempre providencia o necessário ao nosso cotidiano.

 

Caminhamos no deserto

Nós que cremos no SENHOR saímos do Egito (mundo) e estamos caminhando em direção à Terra Prometida (Reino dos Céus). JESUS é o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Nesta caminhada, o SENHOR tem nos preparado, entre muitas outras providências:

  • a coluna de nuvem (a palavra de Deus) que nos refrigera a alma (Sl 23:3); e
  • a coluna de fogo (o Espírito Santo) que nos faz transbordar de alegria (At 13:52).

 

“Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto, e nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam.” (Ne 9:21)

 

“Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33)